Centro de inteligência artificial para vigilância e auxílio na decisão de casos complexos de violência interpessoal em populações vulneráveis


O início do projeto ocorreu com a submissão de uma proposta intitulada: Centro de inteligência artificial para vigilância e auxílio na decisão de casos complexos de violência interpessoal em populações vulneráveis, ao chamamento público, via edital, promovido pelo Programa Grand Challenges Brasil, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e a Fundação Bill & Melinda Gates, que buscavam soluções de Inteligência Artificial - IA  produzidas e conduzidas no Brasil que fossem relevantes e úteis para atender às necessidades de saúde das comunidades e dos sistemas de saúde locais, especialmente o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O edital buscava abordagens inovadoras para o uso de Modelos de Linguagem Ampla (LLMs) para promover a saúde pública, nas seguintes linhas: Linha 1: Suporte a decisões clínicas; Linha 2: Saúde Pública e formulação de políticas públicas; Linha 3: Suporte para profissionais de saúde da linha de frente; Linha 4: Comunicações de saúde e trajetórias dos pacientes; Linha 5: Fortalecimento dos sistemas de saúde. 

A submissão foi feita na Linha 4: Comunicações de saúde e trajetórias dos pacientes, que contava com três itens: a. Desenvolver ferramentas de comunicação que preencham as lacunas de idioma e alfabetização ao comunicar conhecimentos, mensagens e orientações relacionadas à saúde (ou seja, tradução de dialetos locais, texto para voz, etc.). b. Fornecer orientações oportunas, confiáveis e personalizadas aos usuários do sistema de saúde e populações vulneráveis, e ao fazê-lo, superar preocupações culturais, de acesso e estigma significativas. c. Apoiar usuários a compreender e gerenciar seu próprio estado de saúde e regime de cuidados. 

A proposta submetida dialoga com os itens contidos na linha 4, pois o intuito é implementar um centro de IA e validar um protótipo de LLM (Large Language Model) para auxílio de profissionais de saúde na vigilância e decisões clínicas em casos complexos de violência contra populações vulneráveis.

O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a eficiência, eficácia e efetividade de um centro de inteligência artificial para vigilância em saúde e auxílio na tomada de decisão em casos complexos de violência interpessoal em populações vulneráveis. O método misto será empregado, combinando abordagens qualitativas e quantitativas, e a pesquisa será dividida em quatro etapas principais: análise e implementação de um centro multidisciplinar de IA, criação de um sistema de IA, análise das evidências de conteúdo e validação do protótipo, e implementação em serviços de saúde e análise da efetividade da tecnologia.

A submissão foi realizada no mês de novembro de 2023 e o resultado foi publicado em março de 2024 com a contemplação da proposta submetida. Em agosto de 2024 ocorreu o seminário Marco Zero da Chamada Grand Challenges de Inteligência Artificial, que buscava promover um primeiro contato entre os pesquisadores selecionados no chamamento público e os gestores do Ministério da Saúde, aspirando um alinhamento inicial das propostas selecionadas em relação às expectativas e as necessidades das áreas técnicas envolvidas com as temáticas. Durante o encontro foram apresentados os projetos, a aplicabilidade das pesquisas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e orientação na elaboração do plano de tradução e disseminação do conhecimento. 


Referências:https://portal.fiocruz.br/edital-grand-challenges-inteligencia-artificial;
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/editais/chamada_cnpq_ms_e_fbmg_ai_brasil_port_09_de_outubro2023v2.pdf;
https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/oportunidades-externas/ministerio-da-saude-abre-chamada-publica-para-uso-de-inteligencia-artificial-no-sus;
https://j.pucsp.br/noticia/chamada-cnpq-edital-promove-o-uso-equitativo-ia-para-melhorar-saude-global;
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/pesquisadores-e-gestores-discutem-o-uso-de-inteligencia-artificial-para-melhoria-do-sus.